segunda-feira, 28 de março de 2016

Porquê Você deve ler Percy Jackson e os Olimpianos

Olá pessoas, vamos falar de livros?

"Olhe, eu não queria ser um meio-sangue."
Rick Riordan O Ladrão de Raios.


Se você acompanha nossas redes sociais, deve ter percebido que eu estou completamente viciada na saga Heróis do Olimpo, do Rick Riordan, e é esse meu vício que me trouxe nessa missão informativa para te convencer a ler os cinco livros da primeira série de Percy Jackson. E o que isso tem haver com os Heróis do Olimpo? Calma que eu já chego lá...

Quando o repertório de mitos e histórias gregas que Rick Riordan contava a seu filho na hora de dormir acabou, o autor encontrou-se de fronte a um pedido impossível de negar: criar novas histórias para aqueles personagens tão fantásticos. A mistura da cultura americana do século XXI, da mitologia grega e de características de seu próprio filho, como seus transtornos de aprendizado, serviram de matéria-prima para criar a essência de sua mais vendida saga literária.

Percy Jackson e os Olimpianos é uma série de livros com temática infanto-juvenil repleto de aventura e fantasia. O primeiro livro, O Ladrão de Raios, foi lançado em 2005, assinado pelo texano Riordan, e o O Último Olimpiano encerrou a saga com seu lançamento em 2009.

"Meu pesadelo começou assim.” 
Rick Riordan, Mar de Monstros. 

Os livros contam as histórias de Perseus “Percy” Jackson, um problemático garoto de 12 anos, portador de déficit de atenção e dislexia que sempre tira notas baixas e sempre, sempre arruma confusões inexplicáveis. O resultado dessas confusões? Percy nunca consegue terminar um ano letivo sem ser expulso de seu colégio.

O jovem estava acostumado com essa vida até o dia em que seu mundo é virado de cabeça para baixo, quando  descobre que não só os Deuses Gregos realmente existem como eles estão vivos e... um deles é seu pai. Pai que ele acreditava estar morto. E como se tudo isso não bastasse, ele precisa ir morar em um acampamento de verão destinado a que semideuses como ele - ou como se diz hoje em dia, meios-sangue – aprendam a sobreviver.

Não vou falar mais nada para deixar a curiosidade tomar conta e evitar spoilers. Devo ser honesta, mesmo eu sendo uma apaixonada por spoilers, essa é uma história para se aproveitar sem saber nada de antemão.

 "Na sexta-feira anterior às férias de inverno, minha mãe arrumou para mim uma maleta de viagem e algumas armas mortais e me levou até um novo internato."
Rick Riordan, A Maldição do Titã

A série é uma fantasia deliciosa de ler que desperta na sua cabeça aquelas histórias da mitologia grega mais conhecidas, nem que seja bem por alto, e faz você querer saber mais e mais e mais.

Muitas vezes, enquanto estava lendo um dos  livros, eu parava e ia pesquisar um mito, ou sobre um deus, um monstro, ou qualquer outra lenda  da época. Eu estava sempre querendo saber mais um pouco, aprender sobre aquele universo tão familiar e ao mesmo tempo tão novo.

Mesmo que toda a história se passe nos Estados Unidos, especialmente em Nova York, o autor incorpora a geografia e a cultura americana com os mitos gregos de uma forma graciosa e harmoniosa, que dá ao enredo ritmo e estrutura, sem ficar forçado nem te deixar perdido.

Quando você terminar de ler, vai ficar na mesma duvida que eu: Ir para Atenas ou para Manhatan?


"A última coisa que eu queria fazer nas minhas ferias de verão era explodir outra escola."
Rick Riordan, A Batalha do Labirinto




Narrada em primeira pessoa, a história tem um apelo cômico incrível e flui como uma conversa. No fundo, parece que você é um amigo de Pery que ficou no acampamento e está escutando todas as aventuras que ele viveu.



Eu estou completamente obcecada com os personagens, com a história, com o universo e com a forma que o Rick Riordan amarra tudo em uma leitura leve e viciante. É um mundo de onde você não quer sair.

O fim do mundo começou quando um Pégaso pousou no capô do meu carro.
Rick Riordan, O Último Olimpiano.

A história toda é contada em cinco livros:
·      O Ladrão de Raios
·      Mar de Monstro
·      A Maldição do Titã
·      A Batalha do Labirinto
·      O Último Olimpiano

Fora essas leituras principais, ainda existem dois livros extras: O Guia Definitivo e Os Arquivos dos Semideuses.  Eu ainda não consegui comprá-los (meu dinheiro e a posição deles minha lista de prioridades literárias estão em pontos diferentes na curva, mas um dia elas se encontram e eu compro os dois), mas já os li e devo dizer: é como encontrar um pote de doce de leite no fundo da geladeira - uma maravilhosa surpresa, mas algo que você pode viver sem.





Se você gostou de ler Harry Potter, vai gostar de Percy Jackson; e a boa notícia é que depois que acabam os cinco livros - que vão dos 12 aos 16 anos do protagonista – ainda há mais cinco livros, a saga Heróis do Olimpo, que ainda estou desvendando.






E se até agora você não teve vontade de ler os livros... Devolve o que quer que exista no lugar do seu coração, porque tá enferrujado!



Então vai lá e leia os livros, depois me diz o que achou!




Atual amor da minha vida <3

.







Nenhum comentário:

Postar um comentário