sábado, 4 de junho de 2016

Primeiras Impressões - Star Wars (parte II)

Bom, como prometido, aqui está o restante das minhas considerações sobre Star Wars. Para quem tiver chegando agora e quiser saber mais, os outros filmes já foram discutidos no post Primeiras Impressões - Star Wars (parte I).
Retomando de onde paramos:

5. Episódio III - A Vingança dos Sith (2005):
Imagem retirada da internet

Sinopse Original:
As Guerras Clônicas estão em pleno andamento e as diferenças entre o Conselho Jedi e o Chanceler Palpatine (Ian McDiarmid) aumentam cada vez mais. Anakin Skywalker (Hayden Christensen) mantém um elo de lealdade com Palpatine, ao mesmo tempo em que luta para que seu casamento com Padmé Amidala (Natalie Portman) não seja afetado por esta situação. Seduzido por promessas de poder, Anakin se aproxima cada vez mais de Darth Sidious (Ian McDiarmid) até se tornar o temível Darth Vader. Juntos eles tramam um plano para aniquilar de uma vez por todas com os cavaleiros Jedi.

Comentários:
Meu filme preferido de todos da saga. Anakin se torna Darth Vader e muda completamente toda a história: a meu ver, é a história desse filme que permite toda a história seguinte da saga. É um grande roteiro. Anakin se volta para o lado negro, nasce o Império, aliás, nascem Luke e Leia! Então, sem essa trama, nenhuma das outras se desenrolariam. Anakin comprova o que sempre penso sobre profecias, desde Harry Potter: elas somente acontecem por que as pessoas dão importância à elas, como se de fato fossem acontecer.
 O que foi aquela cena das crianças no Templo Jedi?? Não sei se sou capaz de perdoar Anakin...
Destaco também que nesse episódio finalmente temos uma luta de sabres de verdade! Obi Wan contra Anakin! Primeira vez que os movimentos realmente me entusiasmaram e pareciam ser pra valer (ou seja, melhor coreografada). Adorei também a luta de Yoda com O Imperador (vulgo Darth Sidius), pois sempre é bom ver que o Yoda, apesar do tamanho, é muito poderoso. Diferente dos outros filmes, fiquei curiosa, até ansiosa diria, para saber como terminaria tudo. Aumentou meu respeito pela série.

6. Episódio VI - O Retorno Jedi (1983):
Imagem retirada da internet

Sinopse Original:
O imperador (Ian McDiarmid) está supervisionando a construção de uma nova Estrela da Morte. Enquanto isso Luke Skywalker (Mark Hamill) liberta Han Solo (Harrison Ford) e a Princesa Leia (Carrie Fisher) das mãos de Jaba, o pior bandido da galáxia. Luke só se tornará um cavaleiro Jedi quando destruir Darth Vader, que ainda pretende atraí-lo para o lado negro da "Força". No entanto a luta entre os dois vai revelar um inesperado segredo.

Comentários:
Episódio de redenção de Darth Vader e seu retorno para a Luz na hora da morte. Além disso, aqui temos a reafirmação de Luke como herói: ele não trai seus valores e, ainda mais, perdoa o pai e enxerga a bondade ainda presente nele. Novamente, gostaria de ter visto a reação do público ao descobrir que Leia e Luke são irmãos! Imagina os "shippers" daquela época, que talvez ainda alimentassem alguma esperança de romance entre eles? Sobre o romance, dessa vez não restou dúvidas do papel de Leia e Solo como casal principal da saga. Meu total apoio a eles, adoro os dois. Esse filme poderia ter sido o "fim" da saga, com o complemento da história de Anakin, é claro. Afinal, nele são fechados todos os parênteses abertos na trama e o Império é derrotado.

7. Episódio VII - O Despertar da Força (2015):
Imagem retirada da internet

Sinopse Original:
Décadas após a queda de Darth Vader e do Império, surge uma nova ameaça: a Primeira Ordem, uma organização sombria que busca minar o poder da República e que tem Kylo Ren (Adam Driver), o General Hux (Domhnall Gleeson) e o Líder Supremo Snoke (Andy Serkis) como principais expoentes. Eles conseguem capturar Poe Dameron (Oscar Isaac), um dos principais pilotos da Resistência, que antes de ser preso envia através do pequeno robô BB-8 o mapa de onde vive o mitológico Luke Skywalker (Mark Hamill). Ao fugir pelo deserto, BB-8 encontra a jovem Rey (Daisy Ridley), que vive sozinha catando destroços de naves antigas. Paralelamente, Poe recebe a ajuda de Finn (John Boyega), um stormtrooper que decide abandonar o posto repentinamente. Juntos, eles escapam do domínio da Primeira Ordem.

Comentários:
Esse último filme chegou para dar novo fôlego a Star Wars e abrir um novo "arco" na história. São muitos elementos acrescentados. Com Darth Vader morto, o filho de Solo e Leia encarna o papel de vilão da vez, como ex aprendiz Jedi que se voltou para o lado negro (aliás, como isso foi possível?? O que aqueles dois fizeram de errado na criação desse menino?). Além disso, uma nova heroína é apresentada, a Rey é a nova Luke Skywalker: com muita certeza os próximos filmes tratarão de seu passado ainda desconhecido e de sua jornada no combate à Primeira Ordem. Para completar, essa história traz um novo robô mascote: BB-8, que rivaliza em fofura com R2-D2. É apresentado também o primeiro protagonista negro da saga, Finn: engraçado, valente e companheiro da Rey na maior parte da história.
Aqui, também vemos os personagens antigos envelhecidos e agora com rumos distintos: Luke está misteriosamente desaparecido; Leia apesar de continuar envolvida na política, está separada de Han Solo, que vive caçando recompensas, como no início da saga. Por falar nele, nesse filme nos despedimos desse querido personagem, o que já era desejado desde o "Retorno Jedi", em 1983, pelo ator HarrisonFord.
Sem muito mais o que falar, achei o filme bom e considero que tratou com respeito a história da saga, ótimo resultado para o primeiro realizado sem a supervisão de George Lucas.

Considerações gerais:
Por um lado, foi muito interessante, por que acompanhando a série, eu meio que acompanhava também a evolução dos efeitos especiais desde a década de setenta. No início, achei a passagem de cenas à lá PowerPoint muito tosca, mas depois percebi que foi mantida na série por uma questão de carinho dos fãs e de marca registrada nos filmes, mesmo nos mais recentes. Em relação à trama, me pareceu que tudo era parte de um mistério maior que aos poucos foi sendo revelado.
Como um amigo disse, toda vez que alguém dizia "que a força esteja com você" era inevitável não responder mentalmente "ela está no meio de nós" XD.
Por fim, pelas minhas pesquisas informais na internet e conversas com quem entende mais do assunto, acho que os fãs de Star Wars são críticos demais, reclamam de tudo! Talvez esse seja o mal de qualquer super fã. Aliás, me surpreende inclusive que eles gostem de Star Wars com tantas críticas rs!
Bom, era isso que eu tinha para compartilhar com vocês!
Peço desculpa se peguei pesado com algum comentário ou cometi algum equívoco. Novamente, não sou especialista no assunto. Meu único objetivo era fazer um texto simples e engraçado, passando as primeiras impressões de uma "noob" em Star Wars. Caso alguém queira discutir a respeito, por favor, deixa seu comentário aqui ou manda mensagem para nosso e-mail de contato ;)!




Nenhum comentário:

Postar um comentário