domingo, 3 de abril de 2016

Desafio Matilda Wormwood

Oi pessoas, vamos falar de livros, hoje?


Livros são meu fraco. (tá bem, livros e maquiagens... E canetas. E bloquinhos, e perfumes, e acessórios de cabelo... tá eu gosto de muita coisa, mas vamos focar aqui...). Não posso passar perto de uma livraria sem sentir meu coração começar a acelerar e minha carteira tremer. E é claro que toda vez que eu entro em uma livraria (que é sempre que passo na frente de uma) a primeira seção que eu vou é a infantil.

  Literatura infantil tem um lugar muito especial no meu coraçãozinho. São histórias que tem muita coisa a ensinar, uma forma de magia nas palavras e a narrativa é sempre muito envolvente e delicada. Não sei explicar muito bem o porquê  eu, uma garota de 24 anos, amo tanto histórias infantis, mas o amor não precisa de explicação, precisa?

Bem... Foi pensando nisso que eu resolvi falar de um livro que eu está no meu top 3 favoritos e propor um desafio para quem gosta de ler.

Matilda é um livro de Roald Dahl, publicado pela primeira vez em 1988, nele temos a história de uma garotinha muitíssimo inteligente que ama ler. A coitada mora com uma família que não a compreende e, para piorar, estuda em um colégio comandado por uma diretora tirana.  A única parte boa é sua professora, uma mulher encantadora que ama ensinar. E como se isso não bastasse para ser uma história sensacional, Matilda descobre que pode mover as coisas com sua mente!

Se a sinopse pareceu familiar, é porque o livro teve uma adaptação para o filme que passava na televisão quase o mesmo tanto que  A Lagoa Azul.  O filme também se chama “Matilda”.   

Na minha singela opinião, esse é um livro que todo mundo deve ler. TODO mundo.  Existe nele uma mensagem incrível sobre o poder que nasce da inteligência e o quão longe se pode chegar por essa sede de conhecimento que existe dentro de cada um de nós. O livro é recheado de personagens femininas poderosíssimas e a importância  de lutar por aquilo que você acredita. Depois de ler, você jamais vai duvidar o quão forte garotinhas, professoras  e diretoras  podem ser.

O mais importante, no entanto, é o valor que essa história dá para a leitura. Você termina o livro sabendo com certeza que ler é a forma mais rápida e gostosa de viajar pelo mundo e pelo tempo. Uma coisa guardei no meu coração, algo que aprendi com esse livro, é que realmente você nunca estará sozinha enquanto tiver um bom livro e uma caneca de chocolate quente.

De verdade, de verdade mesmo, quando eu sentei para escrever esse post , não tinha a intenção de resenhar Matilda, esse livro maravilhoso, sensacional, querido, inspirador, encantador, mágico... Até porque, depois de tudo o que eu falei até agora, eu tenho certeza absoluta que deu vontade de ler! Né?

Pois bem, eu estou aqui porque vou  falar de outra coisa tão divertida quanto à história em si. Todos os livros que a Matilda lê durante a história.

A jovem Matilda sabe ler desde os três anos de idade, e quando ela chegou aos quatro e três meses, ela já estava lendo os clássicos da literatura Inglesa e americana. Eu pensei em fazer uma lista dos livros, e por que não transformar essa lista em um  daqueles de desafios  literários? Como eu não tinha muito que fazer, segui com minha ideia.

Eu li Matilda em Inglês, todos os livros do Roal Dahl  eu leio no idioma original já que são livros fáceis, de vocabulário rico e uma estrutura de escrita inteligente. Dessa forma tenho a maneira perfeita pra treinar meu inglês e desfrutar o humor britânico na sua forma inalterada. Por causa desse pequeno detalhe, a minha lista dos livros lidos pela querida Matilda Wormwood tem algumas observações, mas não acho que seja nada que atrapalhe a brincadeira.
  
Então faz assim, copia a lista que está aqui em baixo em um papel bem bonito,  cola na parede do quarto e toda vez que você ler um desses livros, risca ele da lista. Os livros que você não encontrar para ler, risca de outra cor.  É exatamente isso que eu vou fazer.

Desafio Matilda Wormwood.

O Jardim Secreto  -  Francis Hodgson Bruneet
Grandes Esperanças - Charles Dickens
Nicholas Nickelby - Charles  Dickens
Oliver Twist - Charles Dickens
Jane Eyre - Charlotte Brontë
Orgulho e Preconceito - Jane Austin
Tess - Thomas Hardy 1
Gone to Earth - Mary Webb1
Kim - Rudyard  Kipling
O Homem Invisível - H.G. Wells
O Velho e o Mar - Ernest Hemingway
O Som e a Fúria - Willian Faukner
As Vinhas da Ira - John Seinbeck
Os Bons Companheiros - J.B. Priestly
O Condenado - Graham Green
Revolução dos Bichos - George Wells
O Pónei Vermelho - John Steinbeck
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa  - C.S. Lewis
Peter e Wendy - J.M.Berrie2
Ivanhoe - Walter Scott 2
Moby Dick - Herman Melvile2
As Aventuras do Senhor Pickwick - Charles  Dickens 3
O Hobbit - J.R.R. Tolkien4

Algumas Observações da lista, ou o jogo: siga os asterísticos.

 *1 Esses livros eu não achei nenhuma tradução para o português, pode ser falha da minha pesquisa, pode ser por eles realmente não terem sido traduzidos, pra quem quer ler toooodos os livros da lista é melhor buscar o original em inglês. Ou se você não lê inglês tão bem, pula esse.
 *2 Esses são os livros que aparecem no filme.
 *3 Esse livro foi uma dedução, ela não fala que leu o livro, mas comenta do personagem, logo... Tá na lista.
 *4 Mais uma coisa que foi deduzida, no livro,  Matilda fala que o senhor Tolkien escreve sem muito humor, e no contexto ela e a Senhorita Honey estão falando de livros infantis, então... Deduzo que seja o Hobbit. Pode ser qualquer outro, fica a sua escolha.
  

Tá ai a lista, o que você Já leu? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário