sexta-feira, 4 de março de 2016

Sonho de Uma Noite de Verão - Willian Shakespeare

Alguém já se perguntou de onde vem o nome Puck? Se sim ou se não, explicarei do mesmo jeito...

Existe uma peça de Shakespeare que se chama "Sonho de Uma Noite de Verão" que tive a chance de assistir a encenação diversas vezes. Trata-se de uma comédia romântica em forma de peça, contendo personagens interessantes, fantasia e muita imaginação. A história envolve quatro pessoas, dois homens e duas mulheres, que em meio a complicações relacionadas ao verdadeiro amor e ao casamento à mando dos pais, fogem para a floresta. Nesse momento o rei dos duendes, Oberon, está armando uma pegadinha com a rainha das fadas, Titânia, mandando que um elfo chamado Puck pegue uma flor mágica e a use para fazer a rainha se apaixonar por um burro. Porém Puck é muito atrapalhado e acaba complicando ainda mais a vida dos apaixonados perdidos na floresta.

Livro da L&PM POCKET
Para quem nunca leu, ou quem não tem o costume de ler esse tipo de livro, essa é uma ótima peça. Ela é bem curta, mas faz a gente pensar e rir bastante. É comédia que trata de amor, tem um quê de feminismo (algo muito louvável considerando a época em que foi escrito) e nos faz refletir alguns outros assuntos. Eu tenho a versão pocket do livro e tenho certeza que ele é muito fácil de encontrar.

Me identifico com Puck no sentido de ser meio atrapalhado e às vezes até ingênuo. :D Acho ele um dos personagens mais legais da peça e assim, peguei o nome para me representar em vários jogos e inclusive aqui no blog. Sei que vocês gostarão dele também.



Esse é um livro que eu indico 100%. Por ser uma peça, por ser Shakespeare e por ser muito legal em si. 
Nota 5

"Não há maior inferno: estranhos olhos para escolher o amor!"

Aqui está um PDF do livro: PDF

Deixo aqui a sinopse do livro Pocket da L&PM:


"Numa noite de verão, num bosque, quatro jovens enamorados encontram-se e desencontram-se: Lisandro ama Hérmia que ama Lisandro e é amada por Demétrio, que é amado por Helena; depois, Demétrio ama Helena, que ama Demétrio e é amada por Lisandro, que é amado por Hérmia. Na manhã seguinte, tudo se resolve, e há um casamento triplo, pois casam-se também o Duque de Atenas e a Rainha das amazonas. Na festa, no palácio do Duque, apresenta-se uma peça de teatro amador, escrita e encenada por trabalhadores locais. É hilariante de tão ruim a "comédia trágica", que teve ensaio naquela noite de verão, naquele bosque, habitado por fadas e duendes que têm seu Rei e sua Rainha, que disputam a guarda de um menino indiano, e por isso esta Rainha apaixona-se, naquela noite de verão, por um mortal com cabeça de burro.



Ação e movimentação, paixões e casamentos, brigas e reconciliações, equívocos e finais felizes. É um Shakespeare muito divertido e nada trágico, um "sonho" originalmente escrito para uma festa de casamento na vida real."

Nenhum comentário:

Postar um comentário