quinta-feira, 5 de maio de 2016

Resenha: Como eu era antes de você - JoJo Moyes

Sinopse original:


"Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro."

Nota: 5/5
Comentários:

Peguem seus lencinhos, sentem e preparem-se pra esse livro... Por que vocês vão chorar, muito, muito mesmo! Eu, só de lembrar...

Não sei por quê eu meio que me enganei com esse livro. Minha curiosidade pra lê-lo foi despertada quando vi o trailer do filme de estreia pra junho. Fiquei tão animada que nem quis terminar de ver o trailer inteiro! Mais estranho ainda: me recusei a ler qualquer sinopse completa, pra não ter nenhuma espécie de spoiler. 

Eu tinha certeza de duas coisas: 1) eu tinha quer ler esse livro de qualquer jeito; e 2) a  história era muito boa. 

O problema desse meu isolamento dos resumos da história, foi que eu iniciei a leitura achando que o título "Como eu era antes de você", referia-se ao Will, quando na verdade o "Eu" da história era a Louisa. Pra quem já leu o livro, sabe o que essa confusão pode ter feito com minha expectativa durante a leitura, mas não vou estragar a surpresa de ninguém...

Foto: Gabi/Estaca 0nline
"Como eu era antes de você" é MARAVILHOSO. Eu engoli o livro em apenas um dia. Não consegui parar de ler: li no carro, restaurante, supermercado... É impossível não se envolver com os planos de Lou pra ajudar o Will e não torcer com seu avanços em mudar a rotina de isolamento dele. Os dois desenvolvem um tipo de relacionamento muito gostoso de ler. Aos poucos, a Lou vai derrubando as barreiras do Will e conquistando seu espaço como alguém importante na vida dele. Ela é autêntica, engraçada e otimista. E ele, com toda sua rabugice e pessimismo, tenta ao máximo fazer com que ela se sinta desconfortável e indesejada na sua casa. Com o decorrer da história, eles se tornam muito íntimos e é uma delícia de ler a sintonia entre eles, o carinho e a simples vontade estar juntos que passam a ter. Tudo vale a pena nesse livro: as conversas dos dois, os dramas da família da Lou, as descrições das roupas extravagantes da personagem...

Você percebe como o convívio com alguém pode mudar a visão de vida de uma pessoa e as expectativas que se tem pro futuro. A JoJo Moyes te prende de um jeito impressionante (até o dedo mindinho do pé!) na história. Fazia muito tempo que não torcia tanto, nem me envolvia assim com os personagens. Eu senti cada tristeza de Lou junto com ela, eu ria das situações engraçadas que ela ria e tinhas as mesmas esperanças. No entanto, a narrativa não se passa somente no ponto de vista de Louisa, o que é bom, por que ajuda o leitor a ter uma noção mais real da história, a partir do ponto de vista de outros personagens importantes. Mas, no fim das contas, a Lou é a "dona" do livro, rouba a cena (ou não, já que ela é a personagem principal, de qualquer modo). Por enquanto, foi um dos melhores livros que li esse ano!

Vou parar por aqui, por que não quero estragar a leitura de ninguém dando spoiler. Deixo vocês com uma única observação: vontade de obrigar o mundo a ler esse livro! 

Nota: 5 - Paixão, muito bom, forço todo mundo a ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário