quarta-feira, 11 de maio de 2016

Porque você deve ler: Garotas de Vidro




Oi, pessoas,  vamos falar de livros?  

Uma coisa que eu acredito é : Todo livro conta uma história. Um bom livro vai fazer você se apaixonar pelos personagens e pelo mundo deles. Um excelente livro vai te fazer sentir algo novo.  

Outra coisa que eu acredito é que todo livro excelente, sem qualquer exceção, vai mudar alguma coisa em você. 

Garotas de Vidro é um livro Excelente.



Escrito por Laurie Halse Anderson, nas 272 páginas em que a história acontece, você se encontra na pele de Lia, uma jovem de 18 que acabou de perder a ex-melhor amiga para uma doença que ela também tem... Intrigante? Você não faz ideia. 

Comprei esse livro em uma Bienal de Brasília sem pretensão nenhuma de esse ser um livro tão icônico  na minha vida. Simplesmente achei a capa  linda e , depois que eu li a sinopse, fiquei curiosa. Não demorou uma semana para eu terminar de ler e, até hoje, me pego pensando naquela história.

É um livro de temática extremamente pesada, fala sobre anorexia e bulimia de uma forma muito pessoal,muito realista e, honestamente, perturbadora.   A narrativa em primeira pessoa dá uma perspectiva quase sensorial para o livro. Você vai sentir os demônios interiores da Lia embaixo da sua pele - pelo menos eu senti.

Garanto a você uma coisa: não vai ser uma leitura fácil. Ainda que o ritmo seja legal (não se arrasta nem fica corrido) e o próprio enredo relativamente simples, toda essa temática vai fazer as palavras pesarem em você.  Não se engane, esse não é um livro tedioso que vai te ensinar, como um professor, o que é a anorexia; pelo contrário,  faz você querer ler  mais e mais, querer saber o que vai acontecer, você vai querer respostas, resultados. E aí, a cada linha, cada parágrafo, a cada caloria que a Lia conta é um nó que  dá no seu estômago e uma nova percepção que você vai ter sobre o assunto. 

Para quem não está familiarizado, a anorexia e a bulimia são psicopatologia  alimentares. Isso quer dizer que são doenças que afetam o psicológico e o orgânico por meio do relacionamento dos pacientes com a comida.

A percepção distorcida da própria imagem, a pressão da mídia em busca da perfeição, os problemas familiares, os problemas psicológicos prévios, são apenas alguns dos possíveis desencadeadores dessas doenças.

E não pense você que a prática do jejum é nova ou que vomitar tudo que se ingere é novidade, existem registros de tais atos desde a antiguidade. 

O que eu acho importante é perceber que os homens e as mulheres afetados por esse tipo de patologia estão doentes DE VERDADE. Eles irão dizer que não, eles vão lutar contra, da mesma forma que a Lia faz no livro, mas não é porque não é aceita a doença que ela não existe. 

Creio que essa é a parte mais importante desse livro. Não é a história em si, nem a personagem, mas a possibilidade de criar empatia com pessoas que estão sofrendo com essas doenças. Olhar pelos olhos de uma jovem que está perdendo tudo, e se perdendo num espiral de calorias contadas e desprezo pelo próprio corpo.

Eu indico esse livro para pessoas que vivem em sociedade, pessoas que estão sendo extremamente bombardeadas por imagens de perfeição inalcançável, vindas da TV, das revistas ou das redes sociais. Aviso aos futuros leitores que leiam esse livro em um momento estável de suas vidas; é , afinal um livro difícil de ser digerido.


Quer saber mais sobre Anorexia e Bulimia:  http://www.minhavida.com.br/saude/temas/anorexia


Nenhum comentário:

Postar um comentário