terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Samanta Sweet, executiva do lar - Sophie Kinsella

Nota 4/5
Sophie Kinsella é uma das minhas escritoras favoritas de chick-lit. Apesar dos livros seguirem um padrão, é sempre uma leitura leve, fofa e extremamente divertida. Samantha Sweet é uma história muito fantasiosa, que eu não vejo de forma alguma acontecendo na 'vida real'. Uma advogada não só viciada no trabalho, como também é a única coisa na vida dela, que comete um erro considerado absurdo na sua área, e em um momento de desespero sai sem rumo da empresa sem saber o que fazer.

Ela acaba em frente a uma mansão, e na tentativa de pedir informação e um lugar para descansar, é confundida com uma candidata a empregada doméstica. E como acontece em muitas histórias da Sophie, uma mentira leva a outra e com a falta de habilidades de Samantha para fazer qualquer coisa, além de advogar (sério, qualquer coisa, ela não sabe nem fazer uma torrada, muito mesmo limpar uma casa), ela se vê presa em um caos do qual não consegue sair. Sorte a dela que o povoado aonde ela foi parar tem pessoas muito fofas e propensas a ajudar, além dos patrões super carismáticos.


Não dou cinco estrelas pro livros porque não me agradou muito ela ter que escolher os extremos de profissão. Ter uma carreira bem sucedida de advogada que simbolizava abdicar de toda uma vida social, ou ser doméstica, uma profissão 'não nobre' (a sensação que dá ao ser descrita em algumas situações no livro) para ter a liberdade, vida pessoal e até mesmo um romance. É como se não existisse um meio termo de forma alguma, um emprego dentro da carreira que ela construiu, aonde ele pudesse ser bem sucedida ao mesmo tempo que aproveita as horas vagas relaxando com os amigos e/ou tendo um relacionamento. E sem descriminação por sexo, imagino que qualquer pessoas, homem ou mulher, não gostaria de estar estar tendo a mesma vida que a Samantha.  Acho que a Sophie poderia ter colocado essa escolha de uma forma mais realista.

Somando essa mocinha engraçada, desastrada e propensa a se meter em confusão, um mocinho extremamente charmoso e fofo, e personagens secundários divertidos. Com o desenvolvimento da Samantha ao longo do livro para assumir as rédeas da vida e se encontrar como pessoa. Temos um livro bem fácil, rápido e leve de ler, e recomendo para que gosta do gênero. E recomendo não ler em público, a não ser que você controle bem as gargalhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário