quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

No mundo da Luna - Carina Rissi

Capa bacana né?


Resolvi ler “No mundo da Luna” no meio de uma crise de não leitura, em que não me sentia motivada a ler nada e nenhum tema parecia atraente o bastante. O que me levou a começar esta leitura, então?

A vontade de acabar com a tal crise e a empolgação de uma amiga, de gosto muito parecido com o meu, também fã da Carina e, é claro, a certeza de que não poderia sair nenhuma surpresa ruim dessa mistura.

E eu não me decepcionei!

O que aconteceria se você não acreditasse em magia, mas, de repente, começasse a fazer previsões e todas elas dessem certo?

“No mundo da Luna” conta a história de Luna Lovari Braga, jornalista recém formada, que acaba de ser promovida para redatora da seção semanal de horóscopo da Fatos&Furos.

Contrariando todas as expectativas, em pouco tempo sua coluna vira um sucesso!

Afinal, tudo que ela escreve começa a acontecer de verdade, só que ela não faz ideia de como isso é possível!

Seria mágico o baralho que comprou ela em um brechó?

 Ou a própria Luna seria  mágica? Pois parte sua família é de origem cigana e ela sempre renegou essa cultura e nunca quis se envolver com assuntos místicos...

Além de lidar com as consequências de brincar com o destinos das pessoas através das cartas mágicas, ela ainda tem que aturar o chefe mal humorado, problemas com o seu carro e o início de um romance inesperado, mas muito forte!

Comentários:

A Carina Rissi realmente escreve  muito bem, a leitura flui de um jeito impressionante: quando me dei conta já estava quase na página 100 e terminei leitura em apenas dois dias e meio. Apesar de ser um livro grande para o padrão desse estilo de romance (tem acima de 500 páginas), em nenhum momento foi uma atividade maçante ou tive a impressão de que a autora enrolou, achei que a história ficou “redondinha”. Na verdade, fiquei muito feliz pela quantidade de páginas, por saber que uma história tão boa de ler teria espaço suficiente pra se desenvolver sem pressa.

Sobre a protagonista: a Luna é uma personagem divertida e cativante. Ela pode parecer com você, com alguma amiga sua ou com alguém de quem você  gostaria de ser amigo. Ela não é uma dessas mocinhas ingênuas e irritantes. Gostei dela de imediato e torci junto para que conseguisse a promoção e que o chefe chato, Dante Montini, tivesse a cabeça acertada por meteoros, como ela imaginava rs. Em relação ao início  da história, acho que, ainda que seja muito esperta, a Luna cometeu um erro clássico de várias mocinhas, mas que conserta ao longo do livro. Sobre esse assunto, vem agora um ALERTA SPOILER, então, quem não quiser saber, FUJA DO TRECHO EM ITÁLICO:

Olha, na minha opinião a Luna demora a perceber que o cara certo estava bem mais perto do que ela imaginava. Falando no Dante, adorei a relação dos dois! Acho que relacionamentos do tipo gato-e-rato são sempre um charme em qualquer história  bem escrita, e as da Carina são super bem escritas! Apesar de toda beleza e sensualidade do Viny, o Dante me conquistou desde o início, com seu jeito atrapalhado e meio nerd.

*
*
*

FIM DO SPOILER


Sobre o romance no livro, à medida que a história foi se desenvolvendo, me comovi com a delicadeza do que o  interesse amoroso da Luna sentia por ela: o modo como ele gostava dela, sem qualquer espécie de egoísmo ou vaidade. Nesse ponto, acho que vale presentear a Carina com mais uma estrela, por que considero muito difícil tratar de comportamentos românticos em livros sem parecer superficial ou piegas demais. “No mundo da Luna” é cheio de cenas que poderiam ter escorregado para o drama clichê ou romance morno, mas isso não aconteceu. Pelo contrário, o texto desse livro é muito honesto e faz o leitor sofrer junto na hora certa e na medida certa.

Sobre os demais personagens, adorei  a personagem da avó da Luna e senti que ela deveria ter tido um destaque maior, assim como senti vontade de saber mais a respeito da cultura cigana. Por isso, acho que a autora pecou um pouco nesse aspecto. Apesar disso, achei muito boa a forma como a autora descreveu a amizade da Luna com a Sabrina e o modo como algumas cenas se materializaram de imediato na minha mente. Também achei bacana como foi dada devida atenção a certos detalhes que tornaram a história mais verossímil: adorei, por exemplo, que as falas do Fernando (personagem português) fossem escritas no português de Portugal, imaginei até o sotaque junto!

De um modo geral, o livro é ótimo e me fez ficar ainda mais fã e  orgulhosa da Carina Rissi, autora brasileira que considero no mesmo nível de qualquer outra autora estrangeira e mais badalada do gênero, como Meg/Patricia Cabot, Rainbow Rowell ou Sophie Kinsella. Por isso, para aqueles que ainda têm algum preconceito com literatura nacional aqui vai minha dica: ESQUEÇAM! Vocês não sabem o que estão perdendo! E leiam o livro “Perdida”, também da Carina Rissi (mas isso já é papo pra outra resenha rs).
Nota 4/5

Sinopse original:


A vida de Luna está uma bagunça! O namorado a traiu com a vizinha, seu carro passa mais tempo na oficina do que com ela e seu chefe idiota vive trocando seu nome.

Recém-formada em jornalismo, ela trabalha como recepcionista na renomada Fatos&Furos. Mas, em tempos de internet e notícias instantâneas, a revista enfrenta problemas e o quadro de jornalistas diminuiu drasticamente. É assim que a coluna do horóscopo semanal cai em seu colo. Embora não tenha a menor ideia de como fazer um mapa astral e não acredite em nenhum tipo de
magia, Luna aceita o desafio sem pestanejar. Afinal, quão complicado pode ser criar um texto em que ninguém presta atenção?

Mas a garota nem desconfia dos perigos que a aguardam e, entre muitas confusões, surge uma indesejada, porém irresistível paixão que vai abalar o seu mundo. O romance perfeito — não fosse com o homem errado. Sem saída, Luna terá que lutar com todas as forças contra a magia mais poderosa de todas, que até então ela desconhecia: o amor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário